Nossa história

ONDE BROTA O BELO RAMO, NASCEM BONS FRUTOS

Há um antigo ditado que diz: “Um povo sem lembranças de suas histórias e origens, é como uma árvore sem raízes”.

Seguindo os passos de São Miguel Garicoïts,  fundador da Congregação Betharramita, Padre João Batista Apetche planta nos verdes montes de Passa Quatro, a história de mais um Belo Ramo: o Ginásio São Miguel.

Uma obra que muito além do ensino de excelência, carrega em seu DNA a vocação de formar e preparar seus alunos para enfretar os desafios da vida com ética, respeito e humanidade.

Conheça um pouco dessa história que continua crescendo e dando bons frutos.

Play Video about Colégio Anglo Colégio São Miguel - Passa Quatro - MG

LINHA DO TEMPO

O convite do Cardeal

Cardeal Dom Sebastião do Rio de Janeiro e ao fundo, o Colégio San Juan, Buenos Aires.

Em Buenos Aires, os participantes brasileiros do Congresso Eucarístico Internacional se hospedam no Colégio São José, dentre eles, o Cardeal Dom Sebastião do Rio de Janeiro, que encantando com a obra educacional dos Betharramitas, convidou a Congregação a fundar um colégio similar em sua Arquidiocese.

Pe. Apetche

Pe. João Batista Apetche, Betharramita.

Atendendo ao pedido do Cardeal, em março de 1935, desembarca no Rio de Janeiro o Padre João Batista Apetche, primeiro Betharramita a pisar em solo brasileiro.

A chegada em Passa Quatro

Estação Ferroviária da cidade de Passa Quatro - MG.

Não se adaptando ao clima do Rio de Janeiro e por ter uma frágil saúde, Pe. Apetche busca por regiões mais amenas e no dia 15 de fevereiro de 1936, desembarca na estação ferroviária de Passa Quatro.

Junto das malas, a oferta de um terreno para construção do novo colégio lhe enchia de esperança. O que se fez vontade de Deus: poucos dias depois de sua chegada à cidade, a documentação da terra estava assinada.

Neste mesmo mês, Pe. Apetche convida o arquiteto Henri Sajous, restaurador da igreja de Ibarre, onde fora batizado São Miguel Garicoïts, para assumir a obra do novo colégio.

1936, fev

Uma grande obra de Deus

Construção do Colégio São Miguel

A grande obra, que atraía seus moradores em romaria aos domingos, era orgulho da cidade e daria início à uma missão ainda maior.

Com mais de 100 operários trabalhando diariamente, a construção financiada pelo Colégio São José de Buenos Aires e apoiada fortemente pelo então prefeito Dr. Castro e seu sogro, Arthur Tibúrcio, foi finalizada em apenas 6 meses.

Nascia alí, o Ginásio São Miguel, que recebera o nome em homenagem ao santo fundador da Congregação Betharramita: o apaixonado e dedicado educador, São Miguel Garicoïts.

1936, nov

Ginásio São Miguel

Ginásio São Miguel - Passa Quatro - MG

Em 15 de março de 1937, o Ginásio São Miguel abre suas portas e recebe seus primeiros alunos, dos quais, 4 deles, para o internato.

As aulas e todas as atividades eram realizadas pelos padres da Congregação, que ao longo dos anos, chegavam à Passa Quatro para apoiar a obra de Pe. Apetche.

O Belo Ramo e seus frutos

No mesmo ano do falecimento de seu fundador, o Ginásio São Miguel forma seus primeiros 7 alunos, que graças ao forte alicerce e qualidade de ensino, conquistaram promissoras carreiras:

Custódio Mota Pelegrini - Engenheiro
Pedro Saulo - Médico
Edson Rocha - Aviador Militar
Newton Fernandes Lima - Cirurgião Dentista
Ivan Prado de Andrade - Contador
Pedro Sales Dias - Médico
Maurício Regnier - Engenheiro

Ao longo dos anos, o Ginásio São Miguel, cuja fama atingiria a Capital do Estado, continuou sua ascensão pela disciplina e alto nível educacional.

Crescendo na graça

Novo prédio do Ginásio São Miguel

Já com um bom número de estudantes, chegando a 110 candidatos, em 1952, foram iniciadas as obras para expansão do Ginásio.

O projeto incluiu a construção da capela semi-pública, das quadras para futebol de salão, vôlei, basquete e da piscina.

Uma infraestrutura à frente de seu tempo e que até os dias atuais, é mantida e utilizada nas atividades curriculares do colégio.

Cursos Técnicos

Com o encerramento das atividades da Escola Padre Domingos (CTI), o Colégio São Miguel incorpora em sua grade curricular os cursos técnicos de Eletricidade e Telecomunicações, o que pouco tempo depois, passou a atrair alunos de diversas cidades próximas, em busca de formação profissionalizante.

Sistema Anglo de Ensino

Logo Sistema Anglo de Ensino

Em sua busca constante por qualidade e excelência, o Colégio São Miguel une-se ao Sistema Anglo de Ensino, visando oferecer aos seus alunos uma base forte e atual de aprendizado, preparando-os para as melhores universidades do país.

Cooperativa

Desde sua concepção, o Colégio São Miguel recebeu apoio de diversas pessoas, que tornaram possível sua construção e seu crescimento como instituição promotora do ensino e do apoio comunitário.

As famílias e toda a comunidade, são partes fundamentais dessa história, participando ativamente do projeto educativo, sempre apoiando e colaborando para sua realização.

Dessa forma, em 2021, formou-se a Cooperativa de Trabalho Educacional Colégio São Miguel, com o objetivo de dar continuidade ao magnífico trabalho, realizado até então, pelos Padres da Congregação Betharramita, mantendo a tradição, qualidade do ensino e buscando sempre a atender às necessidades do mundo atual.

Vista aérea do Colégio São Miguel - Sistema de Ensino Anglo - Passa Quatro - MG

Ao longo de 88 anos, passaram por aqui milhares de alunos, que carregam consigo o carisma e o DNA forte, de uma instituição que se dedica todos os dias à formar seus jovens para o futuro!

Banner Sistema de Ensino Anglo

Quer fazer parte dessa história?
Venha para nossa escola e vamos construir juntos…

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES